25 de fevereiro de 2015

A luz no fim do túnel

Pro povão votá
E os tucano ficá contente
Não pode ser figurão
Do Sul residente.

Tem que ter sotaque,
Tem que ser ó, xente!
Não tem grilo ser cassado
Nem mesmo incoerente.

Se operário pode roubá
E sindicalista ser superintendente
Por que rico e bonitão
Não pode ser como essa gente?

Pra roubalheira variar
Vamos fazer diferente
Em 2008, deixa o Aécio pra lá
É Cássio Cunha Lima presidente!!!!

Detalhe da foto: orgulhoso da Silva - não de Luís Inácio Lula da Silva - com o repente que compôs pra jingle de campanha, Odorico pai se compraz (do verbo comprar) com Odorico filho...


21 de fevereiro de 2015

O sonho de __ era ser __ - 45 - presidentes, primeiro-ministros e ditadores

O sonho do Ronald Reagan era ser o John Wayne. Depois, foi ser o Silvester Stallone. Acabou sendo o Alexandre Frota da política internacional.

O sonho da Margareth Thatcher era ser o Winston Chirchil e a Golda Meir juntos. Acabou sendo a Bruxa do Mar.

O sonho do Lula era ser o Lech Walesa. Depois, passou a sonhar em ser o Getúlio Vargas. Acabou sendo o Perón da política brasileira.

O sonho do Fernando Henrique era ser o Olof Palme e o Willy Brandt juntos. Depois, passou a sonhar em ser o François Mitterand. Acabou sendo o Cabral com doutorado.

O sonho do Chavez era ser o Fidel.

O sonho da Cristina Kitchner era ser a Evita Perón.

O sonho da Dilma era ser a Angela Merkel. Depois, passou a sonhar em ser a Michelle Bachelet. Um dia ela acorda e passa a sonhar em ser a Rosinha da política nacional.

12 de fevereiro de 2015

Eu sou burguês, mas eu sou artista - 2015 - Cerveró e o carnaval

Nunca gostei dessa tripudiação feita às custas da aparência do Cerveró. Isso reduz a questão à argumentos medievais, primários, superficiais. E se formos por esse caminho, Collor de Merda teria sido um ótimo presidente, Aécio Huck seria o atual sem precisar de votação e Lindbleargh, o ocupante do Palácio Laranjeiras sem sombra de dúvidas ou ações de improbidade no STF.

No entanto, a polêmica das máscaras de carnaval do Cerveró, proibidas por ele, deixou uma questão em aberto. Se o anti-muso do Petrolão tivesse liberado o uso da sua imagem, ela traria um benefício enorme para uma parcela significativa da população: os feios. Ou os mais ou menos. Ou até os normais, mas sem o upgrade das academias. 

Caso essas pessoas pudessem usar as máscaras Cerveró, a vida delas seria facilitada, e muito, durante a festa da carne. Porque os feios, mais ou menos ou normais sofrem da concorrência desleal dos bonitos. E o uso da máscara Cerveró poderia provocar um efeito psicológico interessante. Aos ver primeiro a máscara ícone de feiúra durante uma abordagem pegatícia, esta seria a primeira impressão das mulheres. E, em seguida, os pobre mortais, ao revelar o real rosto, se beneficiariam da inevitável e instintiva comparação. E em comparação com Cerveró, quase todos ficam bem melhores. Sem dúvida, isso poderia abrir portas para a abordada em questão. 

E assim, como num passe de mágica, feito filme do Harry Potter, o feiolião passa a folião em segundos, tudo por conta de uma máscara. Olha que lindo...

11 de fevereiro de 2015

Eu sou burguês, mas eu sou artista - 2015 - Spanta Neném

Já falei antes que o Spanta Neném poderia se chamar Spanta Pobre, Spanta Remediado, Spanta Classe Mérdia. Só que, neste ano, isso se tornou uma tremenda injustiça com o bloco. Afinal, a crise chegou de vez, e está feia que nem a Dilma com piriri. Como os ricos de verdade - que compõem o gênero Justo Veríssimo - desaparecem nessas horas, o que será feito da essência Spantiana? Como assim um bloco da Lagoa passar, de uma hora para a outra, sem ricos, a um bloco do Piscinão?

Mas fiquem tranquilos. Não há nada que o marketing moderno não possa resolver. Por isso, fica aqui desde já uma sugestão de reposicionamento mercadológico que não deixa perder todo o trabalho de branding desenvolvido até hoje pelo Spanta. Porque, por incrível que pareça, tem pobre, remediado ou classe mérdia que é branco, bonito e não mora só no Quadrilátero Dourado Zonasulzense. 

Com este dado interessante e revelador, deixo aqui uma sugestão de re-branding para não deixar o Spanta perder a sua essência, a sua seletividade, o seu filtro natural. 

E esse árduo trabalho começa pelo novo slogan: Spanta Neném. Se você não é o Tom Brady, você não vai pegar ninguém...

Detalhe da foto: calma que o feio, preto e pobre ali no canto não é um desvio de reposicionamento do Spanta. Ele está vendendo Chandolé, o sacolé de Chandon...

Eu sou burguês, mas eu sou sambista - 2015 - Bangalafumenga

O carnaval carioca é cheio de charme. E não é que um dos blocos popbalançogaveanotudomenossamba, o Bangalafumenga, resolveu fazer o seu?

O Banga, para os íntimos, fez o famoso charminho "não se saio nesse ano". É claro, teve gente que caiu nessa. E, da minha parte, confesso que fiquei muito preocupado em ele não sair. Explico.

Num exercício de altruísmo e pensar fora da borda, imaginei-me no meu tempo de solteiro. Como nunca fui Apolo e gosto de samba e carnaval não-Ottoianos, fiz a inevitável pergunta: pra que serve um bloco que só tem Afrodite e cuja bateria toca tudo menos samba - e mal?

É fácil entender. Depois da excelente medida da Prefeitura, que jogou esses bloco modernétis para o Aterro, todos os foliões modernétis-alternativétis foram atraídos que nem mulher atrás de buquê em casamento. E isso inclui o Banga para os Íntimos. Como estamos no Rio, e falo da Zona Sul, esse segmento da sociedade concretamente constitui milhares e milhares e milhares. Resultado: os blocos de quem não gosta de carnaval Ottoiano deram uma esvaziada legal. Voltaram a ficar como há 10, 15 anos. Dilíça.

Por isso, o Bangalafumenga pode fazer o doce que quiser. Pode fazer que nem mulher fazendo cena antes de beijar o cara numa festa de casamento - porque se fosse outra festa, sem os pais por perto, seria mais fácil. O que importa é que o Banga saia. E o carnaval do Rio, para quem não é Apolo, fique repleto de mulheres bonitas ou pegáveis que ou não são ou não se colocam como Afrodites...

Detalhe da foto: Gisele ainda está na fase "não sei se saio no carnaval". Mas se vier para este bloco, já avisou que não quer ser chamada de Carioca da Gema. É porque gema engorda, sabe?...  

7 de fevereiro de 2015

O sonho de ___ era ser ___ - 44

O sonho do Ganso era ser o Zidane. Um dia ele acorda a passa a sonhar em ser o Özil.

O sonho do Ânderson (ex-Grêmio, Manchester e agora Inter) era ser o Ronaldinho Gaúcho. Um dia ele acorda e passa a sonhar em ser o Willian.

O sonho do Oscar era ser o James Rodriguez.

O sonho do Julio César era ser o Taffarel.

O sonho do Alcindo era ser o Renato Gaúcho.