25 de agosto de 2010

Papa prêmios

Preta Gil questionou publicamente o Multishow porque ela não estava entre as 5 mais votadas na internet para concorrer a melhor cantora, na conhecida premiação do canal.

Baseando-se no que só ela acha que é boa, o próximo passo é reclamar de não ser indicada ao Oscar de melhor atriz e a Miss Universo...

21 de agosto de 2010

Everybody Macacada

Não me considero xenófobo. Admiro tudo que é bem feito - na minha opinião, é claro - de todas as culturas, mesmo o que tenha sido encomendado por um mega produtor da cultura de massa. Mas acho bem razoável pensar que, com a globalização, foi deixada de lado uma crítica muito pertinente feita há décadas, e que está mais atual do que nunca: a macacodeimitatização que o brasileiro vem passando. Na média, a maioria se comporta pior do que aqueles japoneses que, tais quais papagaios, dançavam músicas de Elvis usando cabelo de punk.

Eu poderia citar inúmeros exemplos, e você mais do que eu. Um até me impressionou esses dias, no site da Folha: Prestonightweek. Todo esse nome é, simplesmente, uma semana em que as pessoas em São Paulo pagam pra usar pulseiras que liberam entrada em bares e restaurantes. E mais nada.

Diante dessa papagaiada anglófila, deixo aqui um vídeo meio antiguinho, mas que demonstra bem o estrago que falei agora. Cê ainda vai matar saudades de uma cena pouco divulgada dos Trapalhões. Pode ver: http://www.youtube.com/watch?v=m2Ll43MLQ58&feature=search

18 de agosto de 2010

Eu sou burguês, mas eu sou humorista

Amanhã, 22 de agosto, em Copacabana, vai ter a passeata dos humoristas contra a censura a favor dos políticos no horário eleitoral. Inicialmente, o poder público tinha marcado para a manhã. Mas a choradeira foi tanta, mas tanta, que os engraçadinhos conseguiram alterá-lo, sob a alegação de que "é da cultura deles ficarem acordados até tarde", pois se apresentam nos sábados à noite.

Depois dessa, pelo menos uma piada vai ter de ser banida por coerência, e não pelo TSE: a de que político não acorda cedo pra trabalhar. Se os nossos humoristas não fazem isso nem pra protestar a favor deles mesmos, que dirá o resto...

13 de agosto de 2010

Dúvida

Há uns bons anos, soube de uma história bem triste. A mãe de um prefeito de uma cidade provinciana, mas com pose de cosmopolita, ouvia muitos e insistentes boatos sobre a falta de lisura do filho. Imagine chegar a tantos anos com uma suspeita dessa, ainda mais sabendo que o filho não aprendeu isso em casa.

Inteligente que é, não tirou a dúvida com o alcaide. Procurou um amigo de longa data, profundo conhecedor da política do município. Ela o chamou à sua casa, recebeu-o com toda educação e ansiedade, e perguntou se tal desgraça seria fato. Ou fatídica, como preferirem. Ao encarar a aflição dessa mãe, que ainda trazia a dramaticidade da velhice avançada, ele não teve outra saída: mentiu. Mesmo indignado com o que acontecia na prefeitura, o amigo foi amigo, e teve o bom senso de preservá-la. É certo que a verdade liberta, mas em alguns casos destrói. Aliviada, ela agradeceu pela visita e, provavelmente, a Deus por receber aquela resposta.

Lembrei dessa passagem verdadeira essa semana, depois do debate entre os candidatos a governador. Na ocasião, ficou em mim um questionamento: será que o Cabral pai nunca teve vontade de fazer o mesmo?

8 de agosto de 2010

Confrarias e Búfalos D´Água

Você lembra dos Búfalos D´Água, dos Flinstones? Era um grupo que, por trás de uma pretensa seriedade, fazia grandes bundalelês que não serviam pra porra nenhuma. Pois bem. Se pensarmos um pouco, veremos que as tais confrarias de vinhos, uísques e acepipes em geral, que proliferam nos 2 e 3 quartos ajeitadinhos da sociedade, acabam não passando de um bando de Búfalos D´Água.

O desejo do ser humano de sentir exclusivo é tão grande que acaba resultando nisso. Com exceções, essas confrarias costumam ser compostas por pessoas que buscam se separar da paisagem, cultuando hábitos ligados à alta roda, com pose de Ed Motta em tarde de Garcia & Rodriguez. Enfim, acho que fui até injusto na comparação. Pelos menos com os Búfalos D´Água o objetivo não era um gritante pernosticismo, como fazer do maravilhoso prazer de comer em uma grande viadagem. É que eles estavam lá pra poder encher a cara e ver striptease de mulheres gostosas...

2 de agosto de 2010

Aécio Never vai morar em Brasília

Em qualquer país onde o povo sabe andar e mascar chiclete ao mesmo tempo, a sua capital fica no maior centro de produção da indústria ou num dos maiores em população. O que, obviamente, não é o caso do Brasil. Nem preciso me estender sobre o motivo: em Brasília, longe da pressão da população, a safardanagem faz o que quer.

Pois eu gostaria de dizer - dando o braço a torcer - que o único político que poderia trazer a capital de volta para o Rio é Aécio Never, o Hugh Hefner da política nacional. Tudo bem que o motivo é diferente do que eu penso. Ele, porque não vai aguentar ficar tanto tempo longe do Leblon.

Perto do benefício conquistado, ele ser presidente é o menos pior. Afinal, qual o problema de um cara já na meia idade ficar pegando todas as gatas do circuito Manoel Carlos-Joaquim Ferreira dos Santos? Ele vai ficar tão feliz por ficar aqui também durante a semana, que quem sabe poderá até fazer um bom governo. Só vai faltar filé para o povo, porque ele vai querer pegar todas.

Pense nisso: se você quer a capital de volta ao Rio, você quer Aécio Never presidente!