Se você acompanha futebol e tem mais de trinta, deve ser mais um que sente falta de um ponta-de-lança. O que joga armando jogo, ligando o meio ao ataque e concluindo também. Muitos deles tinham a camisa 10.
Se você tem menos de trinta, pouco viu além de Zidane, Laudrup, Petkovic e Alex. Esse, freqüentemente picado pelo mosquito do sono. O Ronaldinho Gaúcho poderia ser um completo, um dos maiores da história. Mas prefere encher a cara todo dia.
No Brasil, eles praticamente desapareceram, e não é papo de saudosismo de Armando Nogueira. Até o final dos anos 80, todo time de médio pra cima tinha um, no mínimo um bom jogador. Quem não tinha seu ponta-de-lança de verdade fazia vergonha no álbum de figurinhas.
A causa disso, quem melhor apontou foi o Muricy Ramalho há uns dois anos, no Arena Sport. Ele afirmou que os culpados são os dirigentes e técnicos das divisões de base. Como os cartolas são vaidosos e querem ganhar dinheiro logo, fazem pressão por vitórias em campeonatos. Aí, os técnicos ficam com medo de perder o emprego e não formam jogadores assim. Vão direto para o 3-5-2, mais defensivo e que usa menos jogadores cerebrais no meio. Por conta dessa escassez, medianos, bonzinhos e enganadores têm ido para a seleção freqüentemente. Ou mesmo mulas sem cabeça, como Júlio Batista.
Só pra ter uma idéia, fiz uma breve lista do que vi na minha infância: Zico (Flamengo), Pita (São Paulo e Santos), Renato Pé Murcho (São Paulo, Atlético MG e Botafogo), Mendonça (Botafogo e Santos), Jorge Mendonça (Palmeiras e Guarani), Zenon (Corínthians, Guarani, Atlético MG), Arturzinho, que jogava muito (Bangu, Vasco, Corínthians), Dicá (Ponte Preta), entre outros. Romerito, paraguaio, também era assim, só que jogava com a 7 do Fluminense.
Por isso, não acho graça em Festa Ploc. Anos 80 pra mim não é aquela porcaria de RPM, Kid Abelha ou Lulu Santos. Se eu não gostava antes, que dirá agora. O bom era o futebol jogado nessa época.
Detalhe da foto: Riquelme, Aguero, D´Alessandro, Messi, Aimar e Gago. Como é fácil ver, a Argentina está muito bem servida de camisas 10.