30 de maio de 2010

Marcos Terena

Você conhece esse cara? Se não, deveria. Até hoje, nunca vi ninguém explicar o que é a essência da cultura dos índios como Marcos Terena. Certa vez, em um programa, um desses sabichões de TV perguntou a ele se os indígenas deveriam voltar a se isolar pra voltar a ser o que eram. E ele, com toda sabedoria, explicou que não é por aí. Que a verdadeiro essência do índio concentra-se na forma de ver o mundo, e não nas roupas e flechas que usam. Resumindo: deu uma aula.

A verdade é que Marcos Terena é um líder indígena de estatura tão elevada quanto Rigoberta Menchú, a costarriquenha vencedora do Nobel da Paz em 92. Aliás, nesse mesmo ano ele organizou a Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre território, meio ambiente e desenvolvimento, em pleno Rio 92. Pra relembrar, foi aquele encontro que, concretamente, serviu pra tirar a Linha Vermelha do papel. 

Pra você ter uma ideia do que é Marcos Terena, acesse este site que coloquei aqui. E veja que quem merecia uma estátua no Leblon era ele: http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2007/04/carta_terena176.html

1 Comentários:

Anonymous Sandra Vieira disse...

Muito bom...adorei o texto!

31 de maio de 2010 às 17:03  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial