27 de maio de 2008

A educação do brasileiro

De um tempo pra cá, passei a ler a Constituição e algumas leis brasileiras. Nunca me senti tão ignorante em toda minha vida. Não por desconhecer estes textos - alguns são truncados, pedantes e mal escritos mesmo. Mas por perceber que eu poderia ter feito muitas coisas diferentes se os tivesse lido antes, como matéria de colégio mesmo.

Como não há na escola alguma matéria sobre isso? Poderia ser algo como "Direitos e leis dos brasileiros". Nela, deveria entrar obrigatoriamente Direito do Consumidor, os deveres do Estado e dos servidores com todos, o que cada um tem direito, além de aspectos básicos sobre Direito Civil, Eleitoral e Penal. Este último, principalmente para que todos tomem dimensão das merdas que façam na vida. E percebam que muito da impunidade vem da Lei de Execução Penal, que foi criada pra aliviar o lado de ladrões ricos e playboys filhos da puta.

Enfim, não acredito que o Brasil melhore sem isso. Não há como as pessoas perceberem de verdade o direito que elas têm, se crescem sem saber quais são. Do jeito que está e sempre foi, nem quem estuda em excelentes escolas escapa.

Porque nunca rolou antes? Tá na cara que é de propósito. Um deputado, senador, quem for que proponha isso, no mínimo aparecerá dentro de um formigueiro no dia seguinte.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Perfeito, Sávio...Você acha que Irmão Amadeu quer que eu aprenda meus direitos? Ele faz parte da elite cominante que toma iogurte, anda de carros importados e usa Corega em sua dentadura....hehehehe

10 de junho de 2008 às 10:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial