24 de março de 2008

Se vice não é nada, terceiro é o quê?

Perguntem a qualquer hispano-americano qual é a principal característica do brasileiro. Se for 100% sincero, ele não dirá que é a expansividade ou o jeito pra jogar futebol. De Evo Morales a Mercedez Sosa - que olhando bem parecem a mesma pessoa - eles dirão que é a megalomania, e com toda razão.

Resquício dos tempos da ditadura, essa mania de dizer que tudo no Brasil é "o maior do mundo", é um dos piores orgulhos que um país pode ter. Piores não, mais ridículos.

Rio, hidrelétrica, estádio, ponte, tudo aqui tem que ser o maior. Se deixar, até a África é desprezada. Mas o ápice dessa megalomania ridícula chega quando leio, desde pequeno, que alguns municípios do Estado do Rio possuem o 3º melhor clima do mundo. De Miguel Pereira a Santa Maria Madalena, uns dez afirmam isso. Sai de vez em quando nos jornais e aparece até em placa de estrada.

De onde veio isso? Nunca vi essa afirmativa vir acompanhada de legenda. Quer dizer que, entre todas as cidades dos países de clima temperado, do Caribe, da Nova Zelândia, das Ilhas Seychelles com sua média de 24ºC e sol o ano todo - e muito mais outras - só existem duas com clima melhor? Onde elas ficam? Se existem, que todos procurem por elas, porque ser segundo é melhor que terceiro, e primeiro então nem se fala.

Realmente, megalomania por ser o terceiro, só aqui no Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial